Banner rotativo

    A busca por relacionamentos saudáveis entre pais e professores

    0

    A dinâmica escolar, em um nível esperado para o seu bom funcionamento, requer o envolvimento e parceria da família com a escola para que juntas invistam na melhor experiência acadêmica de uma criança. No entanto, inúmeras vezes percebo que tenho dificuldade em separar o momento “mãe” do ser “professora” quando estou em casa. Nesta edição do blog, gostaria de refletir um pouco sobre esses papéis importantes e como, quando e de que forma eles devem dialogar.

    Como administradora escolar recebo depoimentos dos pais de que gostariam que o professor(a) do seu filho já tivesse a experiência da maternidade ou paternidade para entender melhor a dinâmica familiar, a carga de tarefas e projetos para a participação da família e até mesmo para lidar com a disciplina. Do outro lado, os professores relatam sobre a falta de participação de alguns pais ou o descaso com as tarefas de casa e envolvimento da família no processo acadêmico ou disciplinar. É essencial definir o ponto de equilíbrio entre as expectativas dos dois lados para que o aluno receba orientações adequadas e, em casa, estimule-se para fazer as tarefas com alegria, dentro de uma rotina de estudo com encorajamento, porém sem assessoria excessiva.

    PublicidadePrint

    Tenha a certeza de que o professor está responsável pela educação do seu filho e que, certamente, ele terá muito cuidado quando precisar pontuar algum assunto mais difícil ou uma dificuldade de aprendizagem ou comportamental. Enquanto pais precisamos ficar atentos às orientações, pois existem áreas dos nossos filhos que não percebemos, mas podem ficar em evidência no ambiente escolar e nas interações que ali acontecem. Nunca será fácil apresentar essas preocupações, portanto prefira pela escuta sensível e alinhe-se para um resultado mais eficaz.

    Professores – a jornada de trabalho dos pais, aliado à correria da rotina muitas vezes limita a possibilidade de um envolvimento direto ou intenso com as atividades escolares. Lembrem-se que as tarefas de casa devem ser respondidas pelos alunos, sem necessidade de intervenção e acompanhamento minucioso dos pais. Apresentem sugestões práticas, indiquem leituras sobre o assunto e perguntem aos pais como eles podem ajudar com a área de preocupação. Evitem julgamentos e busquem o trabalho em equipe para alcançar os objetivos do aluno. Em algumas situações, é viável trabalhar individualmente com o aluno antes de passar para os pais, uma vez que existem contextos são resolvidos com facilidade na sala de aula.

    jornal (1)

    Pais – muito provavelmente as tarefas enviadas para casa podem ser desenvolvidas pelos filhos sem a intervenção direta. Separem um lugar e horário específico (todos os dias) com os materiais necessários para que o seu filho realize todas as atividades. Quando ajudar, apontem caminhos para a compreensão de um determinado assunto ou esclareça a dúvida com o professor – por meio de bilhete ou marcando uma reunião. Evitem críticas ou comentários negativos sobre o professor ou a atividade para o aluno porque influenciará na relação deles em sala de aula (autoridade do professor e respeito do aluno). Preparem-se para os momentos em que será necessário uma aula extra ou apoio de profissionais, buscando indicado. Nesse momento, escolham profissionais que não são parentes, pois as emoções e o conhecimento extra-profissional podem interferir no tratamento. Existem diversos profissionais que também são de confiança e que podem aliar-se com a família nesse processo.

    Encorajar e estimular os nossos filhos e alunos a buscarem a excelência acadêmica e comportamental deve ser uma prioridade e isso só será possível se tivermos confiança e diálogo aberto entre a família e a escola. É preciso compreensão de ambos os lados e disposição em tomar as medidas necessárias para alcançarmos os melhores resultados. Confiem nos professores e colaborem enquanto pais. Professores, sejam acessíveis e honestos com os pais, orientem e ajudem-os a participar de forma mais eficaz no processo educacional.

     

    *Os artigos e opiniões publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião dos editores.

    WhatsApp Image 2017-11-21 at 14.32.36

    Deixe seu comentário

    Favor escrever seu comentário
    Favor colocar seu nome