Aplicativo promete detectar anemia apenas com uma foto das unhas

    0

    Na terça-feira (04) a revista científica Nature Communications publicou um estudo feito por cientistas da Escola de Medicina da Universidade Emory, de Atlanta (EUA), que desenvolveram um aplicativo de celular capaz de diagnosticar a anemia através de fotos das unhas dos dedos, conseguindo identificar se o usuário está com níveis adequados de hemoglobina no sangue. Esse novo método promete acabar com o uso de agulhas para identificar a doença.

    Segundo os desenvolvedores, se tudo sair como esperado, o aplicativo estará disponível para download público até o fim do primeiro semestre de 2019. Dentro de pouco tempo, o produto deve ter a patente reconhecida.

    O engenheiro biomédico Rob Mannino desenvolveu o aplicativo como parte do trabalho de seu doutorado, inspirando-se em um problema pessoal de saúde a fim de criar um método não invasivo de análise.

    Para a realização do aplicativo, os pesquisadores usaram fotos de unhas de 337 pessoas, algumas com diagnóstico de anemia e outras saudáveis. Essas imagens criaram um algoritmo que identifica o padrão saudável de coloração dos que apresentam deficiência nos glóbulos vermelhos.

    O objetivo dos cientistas envolvidos no estudo é facilitar o autocontrole de pacientes com anemia crônica. Dessa forma, o aplicativo pode ajudar no monitoramento constante de cada paciente, sem o incômoda da picada de agulha.

    Vale ressaltar, os desenvolvedores afirmam que o método deve ser usado para triagem e não para diagnóstico definitivo.

    O que é anemia?

    Anemia é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for a causa dessa deficiência.

    As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Porém, a anemia causada por deficiência de ferro, denominada Anemia Ferropriva, é muito mais comum que as demais (estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de Ferro). O ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.

    fonte:minhavida

    WhatsApp Image 2017-11-21 at 14.32.36

    Deixe seu comentário

    Favor escrever seu comentário
    Favor colocar seu nome