Banner rotativo

    Escalador de Campo Largo é o primeiro a desbravar a maior queda d’água do Brasil

    Edemilson Padilha coleciona escaladas pelo Brasil e em países como EUA, Venezuela, Argentina, entre outros. A expedição no Amazonas será transmitida no Canal OFF, na TV a cabo

    0

    O empresário e escalador Edemilson Padilha, de Campo Largo empreendeu uma aventura inédita pelos paredões do Brasil. Em dezembro, ao lado de outras três pessoas, foi o primeiro escalador a subir a maior queda d’água do país, a Cachoeira El Dorado, na Serra do Aracá, no estado do Amazonas. Edemilson participou da expedição ao lado do também escalador, Valdesir Machado, de Curitiba, a convite da produtora Karina Oliani. A aventura foi toda registrada e será apresentada no Elementos Extremos, no Canal OFF da TV a cabo, neste ano.

    Cachoeira El Dorado, na Serra do Aracá
    Cachoeira El Dorado, na Serra do Aracá

    Edemilson, que é escalador há 28 anos, conta que a equipe foi a primeira do mundo a conquistar a parede do El Dorado, com mais de 360 metros de altura. Para Edemilson, a aventura começou muito antes da subida. Primeiro, para chegar até a cidade de Barcelos, foi preciso viajar em uma pequena aeronave. Depois, navegaram mais de 200 km em linha reta por pelo menos quatro rios (Rio Negro, Rio Aracá, Rio Jauari e Rio Roxinho). Também fizeram rapel na cachoeira para somente depois escalar a parede. A viagem durou duas semanas.

    Viagem durou duas semanas
    Viagem durou duas semanas pela região Norte do Brasil

    PublicidadePrint

    De acordo com o empresário, a Serra do Aracá foi o local mais remoto onde fez escalada, apesar de já ter desbravado muitas outras paredes e aberto rotas do esporte em diversas regiões do Brasil e também em outros países, como Venezuela, Argentina e EUA. Uma das aventuras empreendidas por Edemilson e mais marcantes de sua vida esportiva ocorrem em 2006, quando escalou o Monte Fitz Roy, montanha localizada na fronteira do Chile com a Argentina.

    Edemilson na parede da Cachoeira do El Dorado
    Edemilson na parede da Cachoeira do El Dorado

    De acordo com ele, foi a escalada mais desafiadora que já fez. A empreitada de Edemilson e outros dois escaladores foi destaque na imprensa nacional e internacional, pois até aquele ano, a rota tinha sido feita apenas uma vez, em 1979. Foram 27 anos de espera até que alguém se aventurasse em uma nova expedição. Foi um feito importante para a história do esporte mundial.

     

     

     

    Trajetória

    Edemilson Padilha, empresário e escalador de Campo Largo
    Edemilson Padilha, empresário e escalador de Campo Largo

    Edemilson começou a escalar aos seus 18 anos, pela influencia de amigos, no Morro do Anhangava, em Quatro Barras (PR). Com o tempo, buscou novos desafios e hoje, aos 46 anos, coleciona as escaladas, histórias e memórias dos locais por onde passou.

    A paixão pelo esporte fez com que Edemilson fabricasse artesanalmente seus próprios equipamentos de escalada, visto que na época, havia poucas marcas no mercado e grande parte dos produtos eram importados. Começou, em seguida, a produzir equipamentos para amigos e foi assim que nasceu a Conquista Montanhismo, hoje a principal marca do Brasil na produção de roupas, equipamentos e outros produtos voltados ao esporte.

    WhatsApp Image 2017-11-21 at 14.32.36

    Deixe seu comentário

    Favor escrever seu comentário
    Favor colocar seu nome