Banner rotativo

    Balsa Nova completa 58 anos de emancipação política

    0

    O município de Balsa Nova completa hoje, dia 25, seus 58 anos de emancipação política. Localizada na região metropolitana de Curitiba, Balsa Nova tem uma tradição agrícola e possui abundância em recursos naturais e atrativos turísticos, o que confere à cidade grande potencial econômico. Sua principal atividade econômica é a agricultura, com destaque para as culturas de soja, milho, feijão e cevada, que, segundo o Ipardes, possuem maior representatividade nas propriedades da cidade. O milho, por sua vez, é o produto que destaca Balsa Nova como a “Terra do Milho”.

    Balsa Nova é um dos municípios paranaenses que mais cresceram nos últimos anos. No setor industrial, destaca-se a Companhia de Cimento Itambé e a Ingredion Brasil (antiga Corn Products), que escolheram a cidade devido a sua posição estratégica e também pela qualidade de vida que oferece.

    PublicidadePrint

    Segundo o livro “Balsa Nova – Aspectos gerais da formação, criação e evolução do município”, Balsa Nova possui 397 km² de espaço territorial e faz limite com os municípios de Campo Largo, Araucária, Contenda, Lapa, Porto Amazonas e Palmeira. Hoje, a cidade conta com 12.787 habitantes, conforme estima do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    História

    A denominação de Balsa Nova origina-se da construção de uma balsa feita por Galdino Chaves no ano de 1891, com o objetivo de cruzar o Rio Iguaçu, que corta o município.

    Capela faz parte da história da cidade
    Capela faz parte da história da cidade

    A localidade teve origem no Tamanduá, que passou a servir de passagem para as tropas vindas do Sul, que conduziam gado até São Paulo e tinham São Luiz do Purunã como local de descanso. Atividade que colocou a cidade na Rota dos Tropeiros.

    De acordo com o mesmo livro citado anteriormente, Balsa Nova também foi caminho para a trilha indígena pré-cabraliana “Caminho do Peabiru”, que vinha de São Paulo e passava pelo Paraná, por Campo Largo e Curitiba, seguindo pelas cabeceiras dos rios Ribeirinha e Açungui, até chegar ao destino final, que era o Paraguai e o Peru, onde seguiam para a costa do Oceano Pacífico. O Caminho do Viamão também teve sua passagem pelas terras hoje chamada de Balsa Nova. O caminho ligava São Paulo ao Rio Grande do Sul e passava por São Luiz do Purunã.

    Prefeito Luiz Costa
    Prefeito Luiz Costa

    O Capitão Tigre foi proprietário da Fazenda Tamanduá. Sua esposa não teve filhos e, portanto, sem herdeiros, doou seus bens para os padres Carmelitas, inicialmente com uma capelinha de madeira em louvor a Nossa Senhora da Conceição. Em 1730, a pequena capela foi substituída por outra de pedra, até hoje um importante testemunho arquitetônico, histórico e religioso, tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual em 1970. Foi a construção da capela que deu origem ao povoado do Tamanduá.

    Presidente da Câmara de Balsa Nova, Joel Bathke
    Presidente da Câmara de Balsa Nova, Joel Bathke

    O pequeno povoado, completamente isolado, não possuía comunicação com outras localidades por estradas ou rodovias. Tamanduá foi o 1º núcleo urbano de Balsa Nova e, localizado às margens do Rio Iguaçu, a única saída era utilizar pequenas canoas para travessia do Rio Iguaçu. A passagem era feita através do Porto do Roque, construído por Domingos Soares, com a utilização de balsas precárias. No ano de 1891, surgiu uma nova balsa, mais segura e tracionada por correntes. Com o surgimento da embarcação, a população começou a chamar aquele pequeno povoado de Balsa Nova.

    Com a influência política de João Eugênio a localidade recebeu o seu nome em 1938. João Eugênio tinha uma grande serraria em Balsa Nova, instalada na região no ano de 1905.

    Em 12 de maio de 1954, por pressão popular, a cidade voltou a se chamar Balsa Nova. Em 25 de janeiro de 1961, o então distrito de Campo Largo, foi desmembrado e tornou-se o município de Balsa Nova. Contam os moradores mais antigos que, na época, assumiu o primeiro mandato no município Lourival Costa, já que ninguém queria ocupar o cargo. Na época, o Executivo era composto por apenas quatro membros, entre os quais, o prefeito.

    São feriados municipais em Balsa Nova a comemoração do aniversário da emancipação política do município (dia 25 de janeiro) e o dia do padroeiro de Balsa Nova, Senhor Bom Jesus (06 de agosto). Hoje, é prefeito de Balsa Nova, Luiz Cláudio Costa e está à frente da Câmara Municipal o vereador Joel Bathke.

    WhatsApp Image 2017-11-21 at 14.32.36

    Deixe seu comentário

    Favor escrever seu comentário
    Favor colocar seu nome