Banner rotativo

    Município de Balsa Nova é rico em belezas naturais e patrimônio histórico

    0

    Com uma localização geográfica invejável e inúmeras belezas naturais, o município de Balsa Nova apresenta grande variedade em sua composição turística. Belezas naturais ou construídas pelo homem tornam a cidade muito visitada por pessoas das mais variadas regiões.

    Entre os atrativos da cidade está a Ponte dos Arcos, que fica localizada na divisa municipal de Balsa Nova e Porto Amazonas, na junção entre o Rio dos Papagaios e o Rio Iguaçu, exatamente ao final da Estrada do Tamanduá. Ela possui mais de 60m de altura e 585m de comprimento. Além da beleza natural do local, os trilhos são ativos e é constante o tráfego de trens.

    PublicidadePrint

    Outro local bastante visitado na cidade é a Ponte Centenária sobre o Rio dos Papagaios. A ponte, localizada às margens da BR-277, foi construída em 1876, por imigrantes alemães, quando Dom Pedro II visitou o Paraná. É tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural.

    Cópia de anversáriobalsa009
    Ponte sobre o Rio dos Papagaios

    O Morro do Cristo, em São Luiz do Purunã, é outro atrativo da cidade. Foi por muito tempo um grande recanto. À beira do segundo planalto paranaense, da estátua do Cristo, a vista das cidades de Curitiba e Campo Largo são muito privilegiados.

    O distrito de São Luiz do Purunã é centro do polo turístico da região. O local é muito visitado pelas características típicas e pela culinária. Também é destaque quando o assunto é ecoturismo e lazer. Muitos turistas procuram mais sossego na região ao buscar pelas diversas pousadas da região que oferecem diversas opções de passeios de cicloturismo e cavalgadas, além de muitas outras atividades. Um dos locais que merecem uma visita no distrito é a Capela do Tamanduá, uma das igrejas mais antigas do Paraná.

    Capela do Tamanduá

    Parte importante da história do município de Balsa Nova e de sua colonização, a Capela de Nossa Senhora da Conceição de Tamanduá e seu acervo de bens móveis integrados foram tombados em 2012.

    A primeira capela foi construída em pau a pique por padres carmelitas por volta de 1709. O entusiasta da construção da capela foi o capitão Antônio Tigre, que doou suas terras para a finalidade e mandou trazer de Portugal a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Antônio Tigre, em 1727, mandou erguer a atual capela, em alvenaria de pedra argamassada. As obras terminaram em 1730, quando também feito o traslado da imagem de Curitiba até a capela.

    Em 1820, a capela de Tamanduá passou por obras de conservação e restauração e novamente em 1906. Foi restaurada em 1978 pela Curadoria do Patrimônio Histórico e Artístico da Secretaria da Cultura e Esporte do Estado do Paraná.

    “A capela é uma construção singela com cobertura em duas águas, telhas capa-e-canal, arrematada por beiral encachorrado. É constituída em dois corpos: nave e sacristia lateral. Na fachada, encimada por tosca cruz de ferro, portada central emoldurada por requadros em cantaria, verga reta. Todas as demais aberturas – o acesso à sacristia e a janela lateral – possuem também requadros em cantaria de verga reta”, diz treco do livro “Espirais do Tempo”. Hoje, a Capela pertence ao município de Balsa Nova.

    Natureza

    São Luiz do Purunã tem atrativos para todo o ano. No inverno, as geadas colorem os campos de branco e transformam a paisagem da serra. No verão, há cachoeiras e recantos para você se refrescar e levar a família para passear.

    Balsa Nova está repleta de cachoeiras e rios, que oportunizam a prática de esportes de aventura e o contato com a natureza. Entre as cachoeiras mais visitadas está a Cachoeira do Alemão, que fica no Recanto dos Arcos, na Estrada do Tamanduá. O local fica aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Para entrar e desfrutar dos atrativos, é preciso pagar uma taxa de day use por pessoa.

    No Recanto dos Papagaios, a visitação é gratuita, e os frequentadores encontram no local churrasqueiras e uma piscina natural abastecida com água do Rio dos Papagaios. São 15 mil m² de área, com muito verde, diversão e história.

     

     

    WhatsApp Image 2017-11-21 at 14.32.36

    Deixe seu comentário

    Favor escrever seu comentário
    Favor colocar seu nome