Banner rotativo

    Atenção pais: retorno de férias das crianças merece atenção especial

    0

    Voltar para a escola após as férias pode ser um desafio, principalmente para as crianças pequenas. Segue algumas dicas para as famílias na volta às aulas.

    1 – Alguns dias antes do retorno/ início das aulas é importante que comece a se estabelecer a rotina habitual com os horários de refeição e sono para que a criança não sinta tanto os horários da rotina escolar.

    PublicidadePrint

    2 – Conversem com seu filho sobre o retorno ou ingresso a Escola de maneira tranquila, evidenciando os aspectos positivos, como o encontro como amigos e a professora.

    3 – Os pais ou familiares devem mostrar firmeza e segurança na hora de deixar a criança, despedindo-se carinhosamente. Se ela chorar no retorno as aulas, acompanhe a criança até o portão e peça orientações a coordenação. Em alguns casos, devem ser propostas algumas estratégias de adaptação, como por exemplo, progredir o tempo de permanência.

    4 – Na hora de deixar a criança, não pegue no colo se ele já sabe andar, conduza-a pela mão. Já explicando que você vai se despedir e que voltará para buscá-lo.

    5- Despeça-se feliz e rapidamente. Evite ficar se despedindo um monte de vezes. Isso pode passar insegurança para a criança.

    6 – Saia de cena. Enquanto a criança te vê ela acredita que existe a possibilidade de ir embora com você, então aumenta a chance dela chorar e pedir por isso. São inúmeros os relatos de que logo depois que a família se foi a criança já ficou bem na escola.

    7- Quando voltar para buscar, observe se a criança está feliz. Se possível, converse com ela sobre o dia para que possa ajustar o que for necessário.

    8 – O responsável por buscar o aluno deve ser pontual. O grande medo da criança é de ser abandonada ou esquecida na Escola.

    9 – Não fique chateada se seu filho precisar de um período maior de adaptação ou no retorno as aulas precisar de cuidados para se readaptar cada criança tem o seu tempo.

    10– Cuidado para não ceder às manhas e birras. Não negocie sua permanência na Escola em troca de guloseimas ou brinquedos.

    11– Incentive seu filho a compartilhar as experiências divertidas das férias com os amigos, e a se interessar pelo que os colegas viveram nas férias também.

    Por: Cinthia Huk, psicopedagoga

    WhatsApp Image 2017-11-21 at 14.32.36

    Deixe seu comentário

    Favor escrever seu comentário
    Favor colocar seu nome