Banner rotativo

    Onipotente

    0

    O Altíssimo domina sobre os reinos dos homens e os dá a
    quem quer (Dn 4.25d).
    De vez em quando, aparecem livros, filmes e vídeos sobre um tema que fascina a muitos: quem, afinal, controla o mundo? Apostam-se no poder de supostas ordens secretas, como os Illuminati, o Clube de Roma, e outras mais. Elas determinariam o rumo dos governos. Estaríamos sujeitos, como espectadores impotentes, às suas tramas na política internacional.

    O texto da leitura de hoje nos revela quem está, de fato, no controle do mundo. É o próprio Deus, único e verdadeiro, santo e justo, criador de todas as coisas. Somente ele, que fez o universo do nada, com toda sua complexidade e grandiosidade, é capaz de mantê-lo sob seu domínio. Um exemplo do agir soberano de Deus está no texto de hoje. Isaías registra que Deus levantaria Ciro para abater as nações. Referia-se ao imperador persa, que em 539 a.C. derrubou a Babilônia e depois permitiu o retorno dos judeus cativos à sua pátria. Esta profecia foi dada uns 100 anos antes de Ciro nascer, se considerarmos que Isaías atuou aproximadamente entre os anos 740 e 680 a.C. O conquistador persa foi levantado por Deus com o propósito de libertar seu povo do exílio babilônico, como se lê no v.4 da leitura de hoje. Ciro não tinha ideia disto e nem conhecia o Deus de Israel.

    PublicidadePrint

    Deus levanta até governantes que classificaríamos como maus. Mas ele tem suas razões. No episódio da queda de Jerusalém, por exemplo, Deus usou Nabucodonosor, rei da Babilônia, como instrumento de castigo contra os judeus. Estes não se arrependeram da sua rebeldia contra o Senhor, apesar das constantes advertências dos profetas. Saiba que Deus está no controle – inclusive sobre os que pensam dominar o mundo. Ele move a História em direção a um propósito eterno. Por que temer os planos, secretos ou não, de homens mortais? Confie no Senhor, pois somente ele é “o Senhor dos senhores e o Rei dos reis” (Ap 17.14b). – SVM

    Se Deus domina o mundo, também é capaz de conduzir a minha vida. bom.

    Por Pr. Stocchero

     

    *Os artigos e opiniões publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião dos editores.

    WhatsApp Image 2017-11-21 at 14.32.36

    Deixe seu comentário

    Favor escrever seu comentário
    Favor colocar seu nome