Banner rotativo

    Líder, Atlético tenta repetir 2012 e 2017, contrariar maioria e buscar título mineiro

    0
    Com a liderança da primeira fase do Campeonato Mineiro garantida, o Atlético agora tenta contrariar a maioria e ser campeão estadual. Desde que a competição passou a ter 12 clubes (2005), apenas seis vezes o time de melhor campanha na etapa classificatória conquistou a taça ao fim do mata-mata.
    Ou seja: em 14 edições já concluídas do torneio com o atual formato de primeira fase, em 42,8% das vezes o campeão teve a melhor campanha na etapa de classificação. Nas outras oito (57,2% do total), a taça ficou com equipes que não lideraram a competição ao fim das 11 rodadas iniciais.
    Na história do Atlético, há bons exemplos para o time de 2019. Na temporada 2012, o time do técnico Cuca liderou a primeira fase de forma invicta: 29 pontos ganhos, com nove vitórias e dois empates. No mata-mata, a equipe alvinegra não perdeu e foi campeã ao superar Tupi, na semifinal, e América, na decisão.
    Em 2017, a equipe comandada por Roger Machado terminou a fase inicial na liderança e foi campeã. O time somou 27 pontos, numa campanha com nove vitórias, nenhum empate e duas derrotas na etapa classificatória. No mata-mata, o Atlético não perdeu: um empate e uma vitória diante da URT, na semifinal, e um empate e uma vitória contra o Cruzeiro, na decisão.
    O Cruzeiro foi o responsável pelas outras quatro campanhas em que o líder da primeira fase terminou com o título da competição: em 2008, 2011, 2014 e 2018. Na temporada 2003, a equipe celeste também conseguiu o feito. Naquele ano, entretanto, a fase inicial tinha 13 participantes.
    Maus exemplos
    Em uma oportunidade desde 2005, o Atlético liderou a primeira fase do Mineiro e não conquistou o título. Foi assim na temporadas 2009, ano em que o Cruzeiro ficou com a taça. Em 2001 e em 2004 – anos em que os formatos da competição eram outros -, o time alvinegro também liderou a fase inicial e não conquistou o título.
    Vantagens de ser líder
    Ao vencer o América por 3 a 2 nesse domingo, o Atlético garantiu a primeira colocação com uma rodada de antecedência. O time alvinegro soma 25 pontos em dez jogos, numa campanha com oito vitórias, um empate e uma derrota. A equipe acumula sete vitórias seguidas no Estadual.
    A última partida da primeira fase será nesta quarta-feira, a partir das 21h30. Provavelmente com uma formação alternativa, o time do técnico Levir Culpi visitará o Tupynambás, no estádio Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora, pela 11ª rodada da competição. A escolha por mudar a escalação é para dar mais tempo de descanso e preparação aos titulares.
    Afinal, o Atlético agora se prepara para o início do mata-mata. Na etapa eliminatória da competição, o time alvinegro terá vantagens por terminar a fase inicial como líder.
    Nas quartas de final, o Atlético terá a oportunidade de jogar em casa o confronto único. Ainda não se sabe data, horário ou rival da partida. Em caso de empate, a decisão irá para os pênaltis.
    Se avançar, o Atlético  terá o direito de ser mandante na partida de volta da semifinal. Além disso, o time alvinegro contará com empate no placar agregado das duas partidas para vencer a eliminatória. Ou seja: dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols classificam os comandados de Levir Culpi.
    Será exatamente esse o cenário cenário encontrado pelo Atlético caso avance à final. O time terá novamente os direitos de decidir em casa e de contar com empate no placar agregado das duas partidas para vencer a eliminatória.
    Campeonato Mineiro desde que o formato com 12 clubes foi adotado
    2018 – Cruzeiro líder da primeira fase e campeão
    2017 – Atlético líder da primeira fase e campeão
    2016 – Cruzeiro líder da primeira fase, América campeão
    2015 – Caldense líder da primeira fase, Atlético campeão
    2014 – Cruzeiro líder da primeira fase e campeão
    2013 – Cruzeiro líder da primeira fase, Atlético campeão
    2012 – Atlético líder da primeira fase e campeão
    2011 – Cruzeiro líder da primeira fase e campeão
    2010 – Cruzeiro líder da primeira fase, Atlético campeão
    2009 – Atlético líder da primeira fase, Cruzeiro campeão
    2008 – Cruzeiro líder da primeira fase e campeão
    2007 – Cruzeiro líder da primeira fase, Atlético campeão
    2006 – Ipatinga líder da primeira fase, Cruzeiro campeão
    2005 – Cruzeiro líder da primeira fase, Ipatinga campeão
    fonte:superesportes

    Deixe seu comentário

    Favor escrever seu comentário
    Favor colocar seu nome