Banner rotativo

    Cultivando vida

    0

    Flores, plantas, jardins, hortas, há uma beleza nelas contidas que não podemos deixar de perceber; desde as cores, os cheiros, as sensações, os sabores, como é impressionante observá-las!  As celebrações que temos são marcadas por plantas: há flores para nascimento e aniversários, flores românticas, flores que desejam melhoras, flores para casamento e outras para falecimento. Há árvores para o natal, palmas para a páscoa, flores de jardim, outras do campo e ainda flores para o vaso.  Não passamos um dia sequer sem precisar das plantas, pois são vitais para manter o nosso ar puro, para nos alimentar, curar e alegrar. Por tanta importância que elas têm para o nosso bem-estar acredito que ganham pouco destaque em nossas salas de aula e nas nossas casas.

    É indiscutível que precisamos das plantas, aprender sobre elas e cuidar do meio ambiente são conceitos muito comuns tanto nas ementas curriculares quanto dos discursos das famílias.  Há uma infinidade de informações e pesquisas científicas sobre o tema de educação ambiental. Não tenho por objetivo falar aqui sobre essas ideias pedagógicas e tendências de educação em meio ambiente. Me deparei esse final de semana observando flores, refletindo sobre o seu crescimento e lendo um pouco sobre os benefícios de ter plantas à nossa volta.  

    PublicidadePrint

    Ao olhar a sua volta você vê alguma planta? Dentro da sua sala de aula, local de trabalho ou sua casa você tem plantas vivas? As plantas trazem para o ambiente vários benefícios como melhora da saúde mental e aprendizado, reduzem o stress, purificam o ar, decoram o ambiente e influenciam o nível de felicidade e os relacionamentos das pessoas. Você pode dizer: “Ah, mas eu não levo jeito para cuidar de plantas.” Pois, eu também não, mas descobri que é mais fácil do que eu imaginava!  Amo ver as flores sobre a mesa, colher temperos frescos na horta e presentear as pessoas com plantas.

    Por que as crianças (filhos e alunos) devem ter contato com as plantas, horta, flores?

    Sei bem, que nem todos têm acesso ou espaço para fazer uma horta, ou cultivar um grande jardim. No entanto, existem muitas formas de ter contato com plantas em vasos, pequenos espaços, hortas de janela, suculentas, etc.  Por isso, espaço não deve ser a desculpa para não ter plantas no seu ambiente de trabalho ou em casa. Ao trabalhar com plantas desenvolvemos os seguintes aspectos:

    • Responsabilidade: aprendemos a cuidar diariamente, manter o canteiro limpo, encontrar a luz adequada, etc.
    • Compreensão: aprendemos sobre a lei da causa e do efeito (semeadura e colheita), percebemos que as coisas não acontecem de uma hora para a outra, crescimento e florescimento levam tempo, cuidado e cultivo.
    • Autoconfiança: descobrimos que é importante decidir o que se quer, fazer sua parte e esperar os resultados (comer o que se plantou).
    • Amor pela natureza: desenvolvemos amor e apreciação pela criação, percebemos a fragilidade e importância das plantas e sobre o nosso papel em cuidar delas.
    • Razão e descoberta: Crescimento intelectual e científico ao descobrir detalhes sobre as plantas, sobre o clima, meio ambiente e nutrição.
    • Atividade Física: mexer na terra exige esforço mas acima de tudo é divertido também.
    • Criatividade: desenvolvemos novas formas de plantar, estratégias de como cuidar melhor, ideias de como usar aquilo que plantamos.

    O desafio é de buscar estratégias para aproximar essa geração à natureza, gerar amor e admiração pelo processo de semeadura e colheita e o valor da espera pelas coisas no tempo certo.  Em uma cultura imediatista e tecnológica as qualidades que podemos aprender com o cultivo de plantas (mesmo que em vasos pequenos) ajudará as crianças a perceberem o valor daquilo que temos, comemos, vemos e do que precisamos.

    Encorajo-lhe a ter plantas ao seu redor, a presentear pessoas com elas, a parar para sentir o cheiro de uma flor, apreciar a beleza de uma folha, perceber os detalhes de cada uma delas.

     

    *Os artigos e opiniões publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião dos editores.

    WhatsApp Image 2017-11-21 at 14.32.36

    Deixe seu comentário

    Favor escrever seu comentário
    Favor colocar seu nome