Banner rotativo

    Campo Largo será palco do Campeonato Paranaense Feminino de Futebol Americano

    Atual campeã, a equipe Silverhawks conta com duas atletas campo-larguenses, Joceli Bertoja e Majoare Vieira

    0

    Campo Largo será palco neste domingo, dia 28, do primeiro jogo do Campeonato Paranaense Feminino de Futebol Americano, realizado pela Federação Paranaense de Futebol Americano. O kickoff do campeonato acontece às 14h, no Aurea Street Dogs Stadium, montado no campo do Fanático. A disputa será entre o Curitiba Silverhawks e o Cold Killers. E o grande destaque deste jogo serão as atletas de Campo Largo Joceli Bertoja (Jô Bertoja) e Majoare Vieira.

    Jô pratica futebol americano há quatro anos e defende o Silverhawks como left takle – offensive line, mas sempre foi adepta aos esportes. Aos 14 anos, iniciou no Karatê e ainda na adolescência praticou vôlei, handebol, futsal e futebol. Também já participou de corridas de rua e corrida de montanha. No futebol americano, ingressou a partir do convite de uma amiga. “Entrei em um treino aberto divulgado pelo Facebook e estamos lá até hoje”, diz. Segundo ela, foi o formato do jogo que lhe conquistou. “O que me conquistou neste esporte foi a forma que jogamos, a estratégia, a exigência de uma tática para alcançar o objetivo do jogo (que é a conquista de campo). Precisei trabalhar minha concentração e me dedicar aos estudos de jogadas, assistir mais jogos, entender o porque de cada ação executada no jogo”, acrescenta.

    PublicidadePrint

    Para ter um bom desempenho durante o jogo, os treinos de Jô são bastante intensos. “Treino três vezes por semana, às terças-feiras, quintas e sábados. Faço também treinos extras e training camping. Para melhorar o condicionamento físico, cada atleta também parte para as academias. Nosso time possui convênio com academia, o que possibilita treinos diários para uma preparação física adequada. Também conta com parceiros na área de nutrição, fisioterapia, suplementos e equipamentos”, comenta.

    A atleta Majoare, que joga na posição de defensive line, entrou para o esporte em 2016, mas também sempre foi ligada ao esporte.  “Comecei numa escolinha de futebol do Atlético e depois de um tempo, precisei parar e fui para o Karatê, onde disputei vários campeonatos e cheguei até a faixa marrom. Sempre estive em esportes predominantemente masculinos e, em janeiro de 2016, vi uma publicação em rede social do até então Brown Spiders feminino. Resolvi entrar em contato com o time e elas, muito simpáticas, me convidaram para ir ao treino. Achei uma sintonia e uma alegria nesse esporte que valia as viagens de ônibus entre Campo Largo até os treinos, no parque Barigui. Esse sentimento de time eu nunca tinha encontrado antes, e depois do nosso primeiro jogo, a adrenalina de colocar alguém no chão, com torcida vibrando, é algo que acho incrível”, menciona a atleta. Hoje, os treinos dela também são bem intensos e acontecem três vezes por semana.

    Para a disputa pelo paranaense feminino, as duas acreditam que os jogos serão extremamente técnicos e disputados. “Os times estão cada vez mais preparados. Nosso primeiro adversário não disputou o nacional ano passado, elas se pouparam e com certeza evoluíram muito desde Paranaense de 2018”, diz Majoare.

    Equipe

    O Curitiba Silverhawks é o atual campeão paranaense. A equipe nasceu em 2015 e foi o primeiro time feminino do sul do país a participar de jogos oficiais e campeonatos, sendo o responsável pela realização do primeiro jogo full pads feminino no Paraná, em julho de 2017, em sua estreia no campeonato nacional.

    Ainda em sua segunda temporada competitiva, a equipe conquistou o título do primeiro torneio paranaense, realizado pela Federação Paranaense, e no mesmo ano, alcançou o 3º lugar no campeonato brasileiro. Atualmente, com mais de 70 atletas ativas em seu roster, e uma comissão técnica composta por 11 treinadores, o Curitiba Silverhawks busca conquistar mais uma vez o título estadual, e alcançar resultados ainda melhores a nível nacional.

    Jogo

    Os ingressos para a disputa custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). A disputa de domingo será no campo do Fanático, localizado na Rua Quintino Bocaiúva, 1454, no Centro de Campo Largo.

    Deixe seu comentário

    Favor escrever seu comentário
    Favor colocar seu nome