Banner rotativo

    Redução do lixo plástico nos mares: Acordo do G20

    0

    O G20, formado pelas 20 maiores economias do Mundo, anunciou em 16 de julho em encontro realizado no Japão, um acordo para reduzir o lixo plástico no mar.

    O acordo tem como objetivo que os países participantes assumam o compromisso, voluntariamente, de reduzir os dejetos plásticos e, consequentemente, a geração do material.

    PublicidadePrint

    As medidas além de voluntárias terão o seu progresso publicado anualmente, de acordo com a mídia local de cada país signatário.

    Não é de hoje que temos destacado no Blog que a poluição plástica é uma preocupação internacional crescente, em particular após as proibições impostas pela China e outros países à importação de resíduos plásticos do exterior. Inclusive há diversos países, dentre os quais o próprio Japão, que entendem que o acúmulo de resíduos plásticos é justamente resultado da proibição.

    Entre as muitas preocupações está a questão dos microplásticos, esses pequenos pedaços de resíduos degradados que são difíceis de coletar quando entram na água. Já trouxemos um texto específico aqui no Blog, tratando sobre a problemática gravíssima dos microplásticos e seus efeitos, ainda pouco conhecidos, na saúde humana, peixes, pássaros etc.

    O acordo  celebrado no Japão é muito relevante, pois o primeiro especificamente com vistas à uma redução da poluição plástica no oceano pelas 20 maiores economias mundiais.

    Contudo, é necessário proatividade e vontade política para execução do acordo pelos países signatários, pois de cumprimento voluntário, sob pena de se tornar letra morta.

    Precisamos acompanhar com cautela a postura brasileira em relação ao tema, pois temos assistido alguns retrocessos no campo ambiental que acabam resultando no descrédito o nosso País perante os organismos internacionais. Não vivemos em uma bolha, não somos autosuficientes. Portanto, precisamos olhar com cuidado o que o resto do mundo está praticando, sob pena de sérios prejuizos de ordem econômica e comercial, o que é um péssimo caminho para uma Nação que pretende crescer!

     

    *Os artigos e opiniões publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião dos editores.

    WhatsApp Image 2017-11-21 at 14.32.36

    Deixe seu comentário

    Favor escrever seu comentário
    Favor colocar seu nome