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    Grupo discute construção de terceira faixa na BR277

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    Um grupo de moradores de Campo Largo está se articulando para buscar soluções para a rodovia BR277, que liga o município à cidade de Curitiba. Segundo eles a rodovia está cada vez mais movimentada e congestionada nos horários de pico, sem contar com os frequentes de acidentes registrados no trecho, colocando a vida de muitos campo-larguenses em risco.

    De acordo com o empresário Adriano Lunardon, o Movimento Terceira Faixa nasceu na verdade com um grupo de WhatsApp criado entre amigos para trocar informações sobre a trafegabilidade da rodovia. Com o crescimento do grupo, seus integrantes começaram a se articular para sugerir a construção de uma terceira faixa na BR-277, trecho entre Campo Largo e Curitiba.

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    Segundo levantamento feito pelo grupo, 70% dos acidentes na região são colisões traseiras e em um universo de quatro acidentes graves, pelo menos um tem vítimas fatais. Para o grupo, destes acidentes, muitos são causados por paradas abruptas do veículo devido aos variados indicativos de velocidade ao longo do trecho e a permanência de caminhões na faixa da esquerda.

    Outro dado apresentado pelo grupo revela que aproxima1damente 2.100 veículos trafegam por hora na BR277 entre as duas cidades. Além disso, há um aumento de 40% no fluxo de veículos nos horários pico – das 7h às 9h e das 17h às 19h. O movimento constatou também que os motoristas que moram nas regiões próximas da rodovia perdem em média 11 minutos para atravessar a rodovia, já que não há viadutos ou trincheiras entre a Rondinha e a chegada em Curitiba.

    Segundo Lunardon, outra alternativa para melhorar a trafegabilidade da rodovia seria o desvio do tráfego pesado de caminhões pelo Itaqui até o Contorno Sul. A própria Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC) está trabalhando em um projeto para desafogar o Contorno Sul por meio PR-423, que liga Campo Largo e Araucária. O projeto de aproximadamente 9,4km, foi desenvolvido pela Comec em 2012, e recebeu algumas sugestões que serão agora avaliadas em um trabalho de revisão e atualização da proposta. A expectativa reduzir em 30% o tráfego no Contorno Sul com a utilização da PR-423.

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