Banner rotativo

    Bacia do Rio Verde recebe projeto de protagonismo comunitário

    0

    O projeto Agenda 21 do Cerne, realizado pela Associação Miríade com o Patrocínio da Petrobras iniciou um ciclo de reuniões com moradores do Jardim Três Rios, de Campo Largo, no dia 25 de setembro.  O bairro faz parte da sub-bacia do Rio Cambuí, integrante da bacia do Rio Verde e é vizinho de uma estação de tratamento de esgoto da Sanepar.  As reuniões fazem parte das ações da Agenda 21, chamada “Capacitação na Bacia do Rio Verde”. Consiste num trabalho inicial na localidade que integra palestras em escolas, algumas oficinas de horta agroecológica e também o reconhecimento de lideranças e moradores interessados em dialogar sobre questões socioambientais referentes à região onde habitam, tendo como fio condutor o cuidado com a água.

    As atividades na Bacia do Rio Verde estão sendo apoiadas pela Unidade de Saúde Botiatuva, que com bastante interesse e protagonismo abriu espaço para aproximar os moradores e pacientes da unidade.

    PublicidadePrint

    O diálogo aconteceu na casa de uma moradora e anfitriã do bairro, Dona Maria, de 85 anos. Uma das pioneiras na região a Dona Maria contou histórias sobre o local e entre dificuldades e desafios os moradores demonstraram grande carinho pela região e muita esperança de vivenciarem bons tempos. De acordo com eles, os últimos anos têm sido bons para o bairro, pois recebeu diversas melhorias como o asfalto nas ruas e linhas de ônibus com horários mais frequentes.

    A reunião propôs uma atividade chamada linha do tempo, em que os moradores foram desafiados a contarem a história do bairro indicando pontos positivos, marcos históricos, pontos a melhorar e sonhos para os próximos anos.

    Por meio de diversas trocas houve o engajamento de moradores de todas as idades, desde o protagonismo de crianças e jovens até o relato esperançoso de moradores bem mais velhos.

    De acordo com a coordenação do projeto, os próximos passos serão a inclusão de outras lideranças que não estiveram presentes na reunião e a busca por informações a respeito de obras de infraestrutura que estão acontecendo na região.

    Para saber mais sobre o projeto acesse www.miriade.org.br ou mande um e-mail agenda21@miriade.org.br ou ainda nos acompanhe: https://www.facebook.com/projetoagenda21docerne.

    WhatsApp Image 2017-11-21 at 14.32.36

    Deixe seu comentário

    Favor escrever seu comentário
    Favor colocar seu nome