Banner rotativo

    Área isolada do Centro Médico Hospitalar será local de referência para atendimento a casos de coronavírus

    0

    O Comitê de Prevenção ao Coronavírus instituído pela Prefeitura Municipal de Campo Largo coordena ações em duas frentes: uma delas voltada ao reforço de ações de prevenção da transmissão comunitária do vírus através do isolamento social e outra preparando o município para oferecer atendimento adequado considerando a transmissão comunitária declarada pelo Ministério da Saúde. O Comitê considera que os números oficiais divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde podem não retratar a real gravidade da situação e por isso vem preparando as estruturas de saúde do município para enfrentar momentos críticos.

    O Centro Médico Hospitalar passa na próxima semana a ser o local de referência no município para atendimento a casos suspeitos do COVID-19 e de outras síndromes respiratórias agudas. O CMH teve uma área inteira isolada e poderá receber o reforço de tendas onde será realizada a triagem dos pacientes e a aumentada a capacidade de atendimento. Locais alternativos, como escolas e salões de igreja já foram requeridos pelo Comitê e poderão ser utilizados caso haja aumento da demanda. A contratação de médicos já iniciou, assim como a aquisição de suprimentos hospitalares e o chamamento de voluntários.

    PublicidadePrint

    Apenas casos urgentes devem buscar os serviços de saúde

    O CMH continua atendendo casos de urgência que não sejam relacionados ao coronavírus – serão dois acessos separados. Mas a orientação é que apenas casos urgentes sejam levados ao CMH e também às unidades de saúde. Consultas eletivas já agendadas devem ser remarcadas caso não sejam urgentes. É de extrema importância permanecer em casa. Os atendimentos do Expresso Saúde, Ônibus do Doutor Dentão e as consultas com fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas da Prefeitura também estão suspensas e serão reagendadas.

    O prefeito de Campo Largo, Marcelo Puppi, reforçou o Comitê com mais um grupo técnico que passa a atuar na solução de questões relacionadas à aquisição de insumos hospitalares, apoio logístico ações de saúde pública e demais questões administrativas. Puppi ressaltou a importância da prevenção, comparando o combate à pandemia com uma guerra – “é uma guerra onde não se vê o inimigo e é preciso combate-lo”, destacou o prefeito.

    Isolamento social é a forma mais eficiente de combate à pandemia

    O prefeito e a Secretária Municipal de Saúde, Chrystiane Chemin, apelaram para que todos fiquem em casa. Legalmente não cabe à Prefeitura proibir a circulação de pessoas ou o funcionamento de empresas, mas recomendar e orientar. Durante todo o fim de semana equipes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Guarda Municipal, Defesa Civil e Deptran) orientaram a população a ficar em casa, evitar qualquer tipo de aglomeração e também fiscalizaram o atendimento aos decretos municipais e do Governo do Estado que proíbem aglomerações. O isolamento social é a forma mais eficiente de combate à pandemia, e essencial para evitar que o sistema de saúde não seja sobrecarregado.

    WhatsApp Image 2017-11-21 at 14.32.36

    Deixe seu comentário

    Favor escrever seu comentário
    Favor colocar seu nome