Sanepar divulga rodízio para Curitiba e região metropolitana

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    Nesta segunda-feira (18) foram incorporadas novas localidades no sistema de rodízio da Sanepar para fornecimento de água para Curitiba e Região Metropolitana. Houve também antecipação do horário inicial do rodízio, que é diferente para cada região. Após o término do rodízio, há um período de até 12 horas para normalização.

    As mudanças ocorrem em função do agravamento da crise hídrica no Paraná com a frustração da expectativa de chuvas na última semana e também ao cumprimento do decreto estadual 4626/2020  que instituiu Situação de Emergência  Hídrica em todo o Estado por 180 dias.

    A análise técnica diária continuará sendo mantida pela Sanepar para definir outras ações de mitigação da seca severa, incluindo novos mecanismos de captação de água e até mesmo a antecipação de obras que melhoram a performance do sistema.

    É possível consultar o mapa para saber a região afetada todos os dias. Na tabela, quando houver repetição do nome de bairros, tratam-se de regiões diferentes no mesmo bairro.

    CONFIRA  AQUI  A TABELA DE RODÍZIO ATUALIZADA

    USO RACIONAL – A orientação é que os moradores façam uso racional da água, atentando para os hábitos de higiene, principalmente para a prevenção do coronavírus (Covid-19). A prioridade deve ser alimentação e higiene pessoal. Outras atividades, como lavar carros, calçadas, regar jardins, devem ser adiadas para quando passar o período de estiagem.

    DICAS DE CONSUMO 

    • Neste período atividades como lavar carros e calçadas devem ser evitadas. Outras dicas são:

    • Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.

    • A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.

    • A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.

    • Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.

    • Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.

    • Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto. Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.

    CAIXA D´ÁGUA – Só ficarão sem água durante este período os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Sanepar recomenda que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo. A orientação é evitar desperdícios, priorizando o uso da água para higiene pessoal e alimentação.

    AVISOS POR SMS – A Sanepar envia SMS (mensagem de texto para o celular) com avisos de falta d´água e outras orientações aos clientes que cadastrarem o seu telefone e autorizarem o envio das mensagens.

    A atualização dos dados cadastrais pode ser feita no no aplicativo Sanepar Mobile ou no site (na aba Clientes – Outros Serviços – Atualização Cadastral). Para qualquer acesso, o cliente precisa do número da matrícula do imóvel.

    Atualmente, no Estado, cerca de 2 milhões de clientes já cadastrados para receber avisos em seu telefone celular.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    fonte:aen.pr.gov

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