Banner rotativo

    Os catadores de materiais recicláveis e a pandemia

    0

    Em 17 de maio, embora não muito divulgado, foi instituído pela UNESCO o dia internacional da reciclagem.

    Temática de importância ímpar no que se refere às politicas públicas ambientais, a reciclagem tem como objetivo converter o desperdício em materiais e produtos com potencial de serem reaproveitados.

    PublicidadePrint

    Hodiernamente, a reciclagem constitui um componente essencial no processo de gestão de resíduos, sendo a terceira ação da tríade “reduzir, reutilizar e reciclar”.

    Todos os dias uma grande quantidade de lixo é gerado no mundo, assim a reciclagem (e seus benefícios) se tornou símbolo do cuidado com o Planeta.

    Porém, já há entidades ambientalistas noticiando pelo mundo o alerta de que há locais que estão a reciclar menos do esperado por conta da pandemia de Covid-19. Os lixos estão sendo mais depositado em aterros ou, até mesmo queimados por conta das medidas de confinamento, distanciamento social e, em especial, no caso de lockdown.

    Outro ponto de atenção durante a pandemia refere-se ao trabalho executado pelos catadores de materiais recicláveis que foram atingidos em cheio pelo fato de que os comércios, restaurantes e fábricas – maiores fontes de geração de material para esses trabalhadores – pararam ou diminuíram a produção.

    Em matéria do El País, de 13 de abril de 2020, os jornalistas Gil Alessi e Julien Pereira alertam que com os estabelecimentos fechados para evitar a proliferação da doença, os mais de um milhão de catadores do Brasil, tiveram uma redução em média de oitenta por cento de sua renda, que girava em torno de um salário mínimo segundo dados obtidos junto ao Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis.

    Os catadores passaram a depender agora do lixo reciclável residencial que exige trabalho redobrado para separação, com retorno bem menor e altíssimo riscos de contaminação pelo vírus.

     

    *Os artigos e opiniões publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião dos editores.

     

    WhatsApp Image 2017-11-21 at 14.32.36

    Deixe seu comentário

    Favor escrever seu comentário
    Favor colocar seu nome