Banner rotativo

    Maestro Théo deixa imenso legado para a música em Campo Largo

    0

    Campo Largo amanheceu triste no domingo (09), com o falecimento do Maestro Théo de Petrus, Teodolino José de Souza, aos 62 anos de idade. O maestro foi mais uma vítima da Covid-19. Ele estava internado em um hospital de Petrópolis (RJ), sua terra natal, para onde viajou devido ao falecimento de sua mãe.

    Graduado em Educação Artística pela Faculdade de Educação Musical do Paraná (1987), e Maestro do Instituto de Canto e Música São Domingos Sávio, Théo se dedicou de corpo, alma e espírito pela música, arte e religião.

    PublicidadePrint

    O maestro foi o fundador do Canarinhos de Campo Largo, um dos mais importantes corais infanto-juvenis do país. O grupo surgiu no ano de 1989, quando o maestro apresentou ao Professor Antônio E. de Oliveira, então diretor da Escola Juventude de Campo Largo, a proposta de criação de um coro de Meninos. Com uma formação Franciscana, o maestro trazia consigo a imagem dos Canarinhos de Petrópolis, Coro criado e mantido pelos Frades Franciscanos. Naquele ano, numa parceria entre a Prefeitura Municipal de Campo Largo e a Escola Juventude de Campo Largo, deu-se início às atividades dos Meninos Cantores de Campo Largo.

    Após quatro anos de funcionamento, levando o nome de Campo Largo além de suas fronteiras, o maestro propôs a criação de uma Associação dos Amigos dos Meninos Cantores de Campo Largo. Pais e amigos dos meninos aderiram à ideia e, em 1994, o coro se desligou da prefeitura e da Escola Juventude de Campo Largo e se tornou uma associação, reconhecida de utilidade pública no ano de 1997.

    A partir da criação da Associação, hoje Instituto de Canto e Música São Domingos Sávio, o trabalho se expandiu. Em 1994 o coro, pela qualidade do desenvolvimento de suas atividades, foi agregado à Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil.

    Desde sua criação o coro mantém atividades ininterruptas como: formaturas, casamentos, eventos cívicos, sociais, culturais, natalinos e religiosos, encontros corais e participando dos congressos da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil e outros em Campo Largo e região Metropolitana, além de outros Estados. A instituição se mantém com doação de voluntário, com cachês de apresentações e com esporádicas subvenções municipais.

    Com a partida de Théo, foi decretado luto oficial de três dias no município de Campo Largo, conforme Decreto Municipal 256/2020.

    WhatsApp Image 2017-11-21 at 14.32.36

    Deixe seu comentário

    Favor escrever seu comentário
    Favor colocar seu nome