Banner rotativo

    A importância da arborização urbana

    0

    O tema de hoje interessa a cada um dos moradores das cidades brasileiras. Sim, a arborização urbana é um elemento de grande importância para a qualidade do espaço urbano e colabora também para a formação da memória e do patrimônio cultural das cidades. O projeto paisagístico pode garantir à cidade um enorme valor estético.

    Ela promove uma infinidade de benefícios. O verde urbano possibilita a sustentabilidade da vida humana, é um indicativo da qualidade estética da cidade e reflete a biodiversidade dos ecossistemas urbanos.

    PublicidadePrint

    No entanto, é importante destacar a necessidade de um bom e adequado projeto, pois a falta de planejamento para a implantação e manutenção da arborização urbana acaba por prejudicar suas qualidades. É preciso planejar!

    A arborização de uma praça pública, por exemplo, é indispensável para o desenvolvimento urbano. Assim como também os parques. São áreas de lazer e descanso. Estes locais devem resgatar a sua função social e devem ser agradáveis, o que estimulará as pessoas a frequentá-los e zelar pelos mesmos.

    A crescente urbanização da humanidade constitui preocupação de todos os profissionais e segmentos ligados à questão do meio ambiente, pois as cidades avançam e apresentam crescimento rápido e sem planejamento adequado, o que contribui para a maior deterioração do espaço urbano (LIMA NETO et al., 2007; LOMBARDO, 1985).

    São inúmeros os benefícios da arborização urbana que influenciam diretamente a vida do homem, tais como, o conforto térmico, a sombra, a redução da poluição e dos ruídos. As árvores têm a capacidade de atenuar os duros renques do meio ambiente urbano. Se bem planejado, um bom projeto de arborização urbana (com manutenção adequada) formará um conjunto estético belo que, certamente, resultará em efeitos no bem-estar psíquico das pessoas.

    Como está a arborização urbana no seu Município?  Você conhece ou já ouviu falar de algum projeto de arborização urbana onde vive? Lembrem que esse ano terá eleições municipais, então avalie se o seu candidato tem proposta para políticas públicas ambientais. E também fiscalize se as “promessas” que foram feitas na última eleição estão sendo cumpridas.

     

    Obrigada! Até a próxima!

     

    *Os artigos e opiniões publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião dos editores.

    WhatsApp Image 2017-11-21 at 14.32.36

    Deixe seu comentário

    Favor escrever seu comentário
    Favor colocar seu nome