Banner rotativo

Você tem algum sonho ou objetivo que parece difícil demais para ser alcançado ou atingido?

0

A expressão em inglês How do you eat an elephant? One bite at a time!, que em português significa Como comer um elefante? Um pedaço de cada vez, pode ser usada para várias situações, mas tem uma aplicação muito oportuna em períodos como esse que vivemos!

Você já percebeu como temos a tendência de prometer coisas no início do ano e só parar para refletir o que não a realizamos lá em dezembro? Além disso, não podemos ficar restritos ao começo de um novo ano para iniciar um projeto!

PublicidadePrint

Desde aquela viagem dos sonhos, uma especialização na área profissional, aprender um novo idioma e até mesmo coisas simples como ler aquele livro que você gostaria, poupar para comprar um carro novo, encontrar com os amigos que moram longe, acabam sendo empurrados pela loucura do dia-a-dia.

Os mais velhos já diziam que não podemos deixar para amanhã o que pode ser feito hoje, mas eu reescreveria esse ditado como, não fique pensando no que precisa ser feito amanhã, deixando de fazer o que você deveria ser feito hoje!

Quando olhamos para o ano com seus 365 dias, parece que estamos diante de um elefante, que se fosse uma refeição, nunca chegaria ao fim. Mas o que você já deve ter percebido, é que esse elefante ao invés de ser engolido, está nos engolindo. Cada vez mais, temos a impressão que o tempo não perdoa e que os anos estão passando mais rápido.

Quero que a partir de hoje você passe a ver seus objetivos com a sensação de realização e dever cumprido, seguir alguns passos simples fará com que você alcance uma evolução surpreendente e fique mais próxima de alcançar grandes sonhos e objetivos.

  1. Ampliar a visão

Imagine que você precisa chegar em algum lugar que não conhece e não sabe a distância a ser percorrida. Fica difícil fazer um plano para saber quando chegará, apenas olhando para a estrada e para o cenário ao seu redor, sem ter uma visão mais abrangente, não é mesmo?

Por isso, é muito importante nesse momento, tirar o foco do dia-a-dia, dos problemas, de uma situação de conflito que você esteja enfrentando e analisar o cenário de uma perspectiva mais ampla.

Analise sua vida em todos os aspectos, pessoal, profissional, financeiro, emocional, enfim, avaliar tudo que possa influenciar nas suas decisões. Essa visão vai te dar uma percepção de onde você quer chegar e do que precisa ser melhorado. Essa ação vai te permitir seguir para o próximo passo na realização dos seus objetivos, que é a etapa 2.

  1. Dividir as metas em pequenos pedaços

Muitas vezes olhamos para o tempo sem dar o seu devido valor, pois ficamos esperando ter um grande intervalo de tempo disponível para fazer alguma atividade, mas quando temos pequenas folgas, e vemos que não é suficiente para concluir, acabamos desperdiçando fazendo coisas que não nos levam para o nosso objetivo.

O ano é divido naturalmente em meses, que é algo muito antigo, mas que perdura por milênios, então porque não aproveitar para dividir nossas metas a partir deles?

 

 

WhatsApp Image 2020-10-13 at 15.24.10

Essa quebra de grandes objetivos em pedaços menores altera a “leitura” que seu cérebro faz em relação àquele desafio, pois deixa de ver algo como inalcançável e passa enxergá-lo como possível. Essa prática aliada ao prazer que você sente por ver o avanço, faz com que seu corpo libere um hormônio chamado Dopamina, que é um neurotransmissor que quando ativada no cérebro, gera uma enorme felicidade e aquela sensação de bem-estar. Essa sensação fará com que você tenha mais disposição e entusiasmo para seguir em frente e conquistar o próximo passo.

Celebrar essas pequenas conquistas também proporciona essa sensação de prazer que servirá de combustível para você seguir firme. Mas tome cuidado para que a celebração seja de acordo com sua meta, pois, por exemplo, se você comemorar que emagreceu, comendo uma pizza, pode colocar todo seu plano em risco.

  1. Acompanhar a evolução e se necessário, ajustar a rota

Se você já usou o Waze ou Google Maps, provavelmente já percebeu como o aplicativo atualiza com frequência o tempo de chegada ao destino e vai calculando alterações na rota, caso haja alguma obstrução no caminho. Da mesma maneira, precisamos fazer pausas durante o percurso para avaliar se estamos na direção certa, ajustar a rota e a velocidade, para alcançarmos nossas metas.

Planejar é essencial, mas à medida que você vivenciar aquela experiência, terá fatos e dados que tornarão seu planejamento muito mais preciso e eficaz.

Você sabia que transatlânticos possuem uma pequena peça chamada Trim Tab que é capaz de alterar completamente o curso da viagem?

Mas como o princípio do Trim Tab pode ser aplicado à nossa vida?

Muitas vezes acreditamos que para mudar de vida é preciso grandes mudanças, como mudar de emprego, de casa, de país, mas na verdade, uma pequena mudança planejada, pode fazer muito mais efeito do que uma atitude extrema.

Para saber mais sobre esse principio e como ele pode ser aplicado na sua vida, acesse no Youtube o vídeo Trim tab, pequenos atos causam grandes mudanças.

  1. Reta final ou próximo desafio?

A partir do momento que você passar a se organizar e planejar seu tempo, seus recursos e prioridades, certamente você se surpreenderá com o resultado ao final de um ano e assim ao longo da sua vida. Uma vez que você conclui esse processo uma vez, terá prazer em começar novamente, e assim se inicia um processo de melhoria contínua, que muitas empresas aplicam para se manterem competitivas e que a partir de agora você pode iniciar em qualquer área da sua vida.

 Mas para que esse processo seja enriquecedor e prazeroso, alguns fatores precisam ser considerados, como:

Seja autêntico – Nada de entrar no embalo dos amigos ou alguém próximo e definir uma meta que não esteja em linha com o que você quer para sua vida. Tenha sempre em primeiro lugar seus princípios e valores para que você goste do resultado.

Se estiver cansado, descanse, mas não desista – De tempos em tempo, se organize, e faça uma pausa para descansar. Desistir de algo com frequência pode criar um bloqueio que pode te impedir de tentar novamente, e até mesmo acabar retrocedendo em alguns aspectos, por isso, o melhor a fazer é ganhar fôlego para continuar na caminhada.

Envolva pessoas que te incentivam nessa jornada – Seja para te incentivar, ajudar, e porque não, aprender com você, é importante que você envolva pessoas ao longo desse processo. Quando estamos focados em alguma coisa, é normal nos desligarmos do restante, por isso é importante que as pessoas ao seu lado estejam cientes das suas metas e como elas podem ser beneficiadas através delas. Dessa maneira, elas certamente serão mais compreensivas e se necessário, também podem te ajudar a ser mais realista e não tão obsessivo.

Sozinho você chega mais rápido, mas junto você chega mais longe!

 

*Os artigos e opiniões publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião dos editores.

WhatsApp Image 2017-11-21 at 14.32.36

Deixe seu comentário

Favor escrever seu comentário
Favor colocar seu nome