Banner rotativo

    Gestão domiciliar -Capítulo 29: Literacia familiar 3

    0

     

    Em continuidade a série sobre a Literacia Familiar, apresentaremos a seguir algumas propostas de atividades que podem ser feitas em casa para explorar os facilitadores da alfabetização citados no texto anterior.

    PublicidadePrint

    O objetivo é tirar proveito das atividades diárias presentes na rotina familiar para estimular linguagem, coordenação motora e funções executivas.

    O momento do brincar é valioso para exercer a estimulação, já que neste momento a criança demonstra suas preferências e proporciona abertura para apresentarmos novas maneiras de interagir com seus brinquedos. Mas vale lembrar que as atividades tidas como “não são afazeres para crianças” podem ser uma grande oportunidade para proporcionar momentos prazerosos de aprendizagem junto com a família.

    Confira algumas atividades que podemos fazer em casa para estimular as áreas cognitivas das crianças.

    1

    1. História com objetos

    Utilize brinquedos e objetos do dia a dia da criança para contar histórias. Comece uma história utilizando um objeto e peça que a criança continue. Incentive-a a escolher outros objetos para incluir na história.

    2

    1. Vamos viajar!

    Convide a criança para viajar sem sair de casa. Peça que ela faça movimentos representando estar entrando no carro, pergunte o que ela está vendo na janela, simule a passagem de curvas e lombadas. Ao chegar ao destino imaginado pela criança continue a brincadeira questionando a criança sobre como é o lugar que ela imaginou e o que vocês podem fazer neste local.

    3

    1. Atividades rotineiras

    Convide a criança para observar como são feitas as atividades do dia a dia e, no que for possível, deixe-a participar. Um reparo no carro, a arrumação de armários e a pintura de paredes, por exemplo, são momentos de grande oportunidade de aprendizado para a criança.

    4

    1. Mercado de letras

    Separe livros, revistas e jornais. Explique para a criança que ela será o vendedor e você, o comprador. Diga o nome de uma letra, ou se a criança não conhecer as letras, escreva em um papel e diga que quer comprar, por exemplo, três letras daquela. A criança deverá procurar nos livros, revistas e jornais, a letra e a quantidade indicadas. Em outra rodada, alternem os papéis e deixe-a pedir a letra para você encontrar. Esta brincadeira pode ser realizada com números também.

    murilo tchmola e taciana gaideski

    WhatsApp Image 2017-11-21 at 14.32.36

    Deixe seu comentário

    Favor escrever seu comentário
    Favor colocar seu nome