Banner rotativo

Processo de crescimento – Fotossíntese ou processo de troca

1

O que o processo de fotossíntese de uma árvore pode nos ensinar sobre crescimento profissional?

 

PublicidadePrint

Se você ainda não leu os dois últimos posts, corre lá e confere, ok?

 

Dando sequência na nossa série sobre crescimento profissional, vamos falar hoje sobre fotossíntese ou processo de troca.

 

Toda a natureza foi projetada para ser sustentável, porém, nós humanos, muitas vezes temos dificuldade de encontrar esse equilíbrio. O próprio meio ambiente é prova da nossa tendência de fazer “mais saques” do que “depósitos”, ou seja, consumir mais do que devemos.

Na vida profissional, esse desequilíbrio é caracterizado pela nossa tendência em procurar por condições confortáveis, a ponto de não precisar aprender mais e ficar acomodado naquela situação ou posição.

Conheci muitas pessoas que ganhavam salários incompatíveis com o trabalho que desempenhavam e ao serem demitidas ficaram simplesmente desorientadas e amedrontadas ao se deparar com um mercado de trabalho competitivo e exigente.

 

Muitas pessoas buscam um emprego estável, que ofereça boas condições de trabalho, um ambiente seguro e com possibilidade de crescimento, mas o quanto essas pessoas estão dispostas a retribuir com dedicação e esforço essa oportunidade?

 

É claro que também há muitas empresas que não valorizam seus colaboradores e trabalham com a famosa lei do “comando e controle”, onde “manda quem pode e obedece quem tem juízo”. Nesse caso o efeito é catastrófico, pois um bom negócio depende de pessoas de valor, mas se a própria empresa não valoriza seus colaboradores, o que esperar em troca? E quando falamos de valor, não é apenas o salário que conta, mas uma série de fatores como respeito, pertencimento, autonomia, reconhecimento, etc.

 

Dessa maneira, seja você um funcionário de uma empresa, profissional liberal ou um empresário, busque sempre analisar a compatibilidade entre o que você recebe e entrega.

Isso vai permitir que você cresça de maneira sólida, sustentável e principalmente

respirando.

Não permita que o desejo de querer ganhar sempre mais prevaleça, pois é esse

equilíbrio que permitirá a harmonia que você necessita para um crescimento saudável e sustentável.

 

*Os artigos e opiniões publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião dos editores. 

WhatsApp Image 2017-11-21 at 14.32.36

1 comentário

Deixe seu comentário

Favor escrever seu comentário
Favor colocar seu nome