Banner rotativo

Um Novo Olhar para a Família

0

Falar sobre família é muito desafiador e complexo na pós-modernidade. O período em que estamos vivendo é caracterizado por grandes modificações nas áreas econômicas, políticas, culturais, tecnológicas e de saúde, causando forte impacto em todas as questões da existência pessoal e social. Discutir, refletir e trazer soluções que irão favorecer os relacionamentos intrafamiliares e principalmente a proteção das nossas crianças é de extrema urgência.

Na sociologia, a família caracteriza-se por um conjunto de indivíduos unidos por laços afetivos ou de parentesco, em que os adultos são exclusivamente responsáveis pelo cuidado com as crianças. Entende-se por família a primeira instituição responsável pela socialização dos indivíduos.

PublicidadePrint

O termo família também nos remete a raiz ou origem. Quando pensamos numa árvore, logo observamos os seus frutos, se estão bonitos e maduros. O que é nos revelado na aparência da árvore, é o resultado de como estão suas raízes. Ela precisa de um solo bom, estar irrigada e de cuidados. Assim, é a família, a nossa raiz, a nossa origem e a nossa primeira referência afetuosa, cultural e social.

A família nunca esteve tão em foco como está agora, acredito ser este momento propício para uma transformação social e cultural, que gere um novo entendimento sobre a valoração do núcleo familiar. Ouço pais falarem que nunca passaram tanto tempo com suas famílias como agora, que apesar de tantas incertezas, mortes e prejuízos emocionais, que a Pandemia da COVID19 causou, mas segundo eles também trouxe a oportunidade de conhecer melhor seus filhos e valorizar o que realmente importa nesta vida. Em contrapartida, está sendo um momento crítico para aquelas crianças, adolescentes, mulheres e idosos que correm risco de vida, dentro de suas casas, pois estão convivendo diariamente com os seus agressores e não veem mais nos espaços públicos um escape para a violência.

Quem nunca sonhou com a “família perfeita”, dos comerciais, das novelas e dos posts nas redes sociais? Muitos de nós. Porém, lamento informá-los, que a “família perfeita” não existe, porque somos seres mutáveis, imperfeitos e em constante movimento, mas podemos caminhar para uma satisfação pessoal intrafamiliar. Isso é possível, a partir do momento que se compreende que a família é fundamental para todo o indivíduo, seja ela biológica, adotiva ou de laços afetivos.

A família precisa estar bem alicerçada, mas frente a tantas adversidades impostas pelo mundo pós-moderno, muitas vezes, sozinha, ela não consegue reagir, diante dos desafios que vão surgindo, por isso, necessita de um olhar atento da sociedade em geral, para que tenha condições de garantir aos seus membros e principalmente as crianças um desenvolvimento saudável.

A funcionalidade da família está associada a um espaço de amor, aceitação, pertencimento, respeito, proteção e cuidados. No entanto, não é isto que temos visto na atualidade. A responsabilidade é de todos nós, não podemos mais permitir diante dos nossos olhos a desconstrução da instituição família, pois ela é fundamental para a transmissão de valores, culturas, ideias e significados que estão vigentes na sociedade atual e gerações futuras.

 

*Os artigos e opiniões publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião dos editores.

WhatsApp Image 2017-11-21 at 14.32.36

Deixe seu comentário

Favor escrever seu comentário
Favor colocar seu nome