Banner rotativo

Equilíbrio na liderança

0

Liderança não é sobre títulos, cargos ou hierarquias. Trata-se de uma vida que influencia outra.

John C. Maxwell

Em tempos de tantas mudanças rápidas e drásticas, onde tudo parece ter migrado do mundo real para o digital, feliz daquele que percebeu que o verdadeiro sentido das coisas não está no que temos, mas naquilo que somos.

Por muitos anos, devido à era industrial, o ser humano foi condicionado ao trabalho repetitivo e de alta escala, o que exigia um comportamento padronizado. Porém, cada vez mais, com o avanço da tecnologia, o mercado de trabalho está descobrindo a importância da diversidade e autenticidade do ser humano!

PublicidadePrint

A partir do momento que abrimos espaço para as pessoas serem quem elas realmente são, dizer o que pensam, expondo suas preferências, a missão do líder se torna ainda mais desafiadora, pois ele precisa convergir os pontos fortes de cada um, proporcionando o equilíbrio entre as necessidades dos colaboradores com os resultados que a empresa necessita para se manter saudável.

Tratando-se da necessidade do colaborador, em síntese podemos dizer que as pessoas se sentem impelidas a ingressar em uma organização, a fim de aplicar seus talentos e competências, trabalhar e assumir riscos e nela permanecer em função de algumas expectativas. Embora mude de pessoa para pessoa, essas necessidades são em geral, eleitas como: ter um bom lugar para trabalhar, reconhecimento e recompensas, oportunidade de crescimento, participação nas decisões, liberdade e autonomia, apoio e suporte, empregabilidade, coleguismo, satisfação e qualidade de vida no trabalho.

Por outro lado, as empresas também têm suas necessidades que podem ser relacionadas como: Foco na missão organizacional, visão de futuro, foco no cliente, atingimento de metas e resultados, melhoria e desenvolvimento contínuos dos processos, trabalho participativo em equipe, comprometimento e dedicação, desenvolvimento de novas competências, garantia de aprendizado e crescimento profissional, ética e responsabilidade.

Você consegue imaginar uma empresa que, genuinamente, se esforça para manter as necessidades dos seus colaboradores supridas, enquanto eles se encorajam para garantir que a empresa irá alcançar seus objetivos?

Sendo assim, o papel do líder se torna essencial, pois é ele que faz a ponte entre essas necessidades, fazendo com que elas sejam complementares. Considerando que o líder também é um ser humano, com suas necessidades e falhas, como ele pode então se mover e construir uma relação saudável e sustentável para uma estrutura tão dinâmica e viva como essa?

Pensando nos pilares para a construção dessa ponte, vamos abordar nas próximas edições alguns elementos essenciais que o líder necessita desenvolver junto com seu time e demais envolvidos.

Fique ligado e não perca nenhum deles!

 

*Os artigos e opiniões publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião dos editores.

WhatsApp Image 2017-11-21 at 14.32.36

Deixe seu comentário

Favor escrever seu comentário
Favor colocar seu nome